terça-feira, 22 de novembro de 2011

Revista Bem Estar




Hoje recebi a agradável surpresa de uma jornalista de São José do Rio Preto, Jéssica Reis, no qual disponibilizo aqui no blog.

A matéria é bem interessante, vale a pena a leitura.

Caso desejar realizar a leitura da revista completa, envie-me uma solicitação que encaminho a em pdf.


O processo de transformação pessoal começa na mente, mas só se concretiza em ações se houver esforço e persistência.


Jéssica Reis


Falar que deseja mudar, que precisa alterar algum hábito ou fazer coisas novas é fácil. Mas, na prática, essa situação parece ser mais difícil. Isso porque uma mudança sempre gera um estranhamento e até medo.


O que acontece é que as pessoas insistem em repetir as mesmas atitudes ou hábitos com receio do que pode ser o “novo”. A mudança, às vezes, é necessária e deve ser feita aos poucos. As pessoas sabem que não podem fumar, comer demais, outras não gostam de ser bagunceiras, desajeitadas, mas isso tudo são hábitos que podem ser mudados. Basta querer.


Para a terapeuta Cidinha D´Agostino, o primeiro passo para a mudança é querer e estar disposto a mudar. “Toda mudança precisa de um esforço, fazer acontecer. Às vezes, a pessoa quer mas não está disposta a mudar a situação, porque toda mudança demanda esse esforço”, diz.


A palestrante comportamental, coach e psicóloga Tália Jaoiu, autora do livro “Cogito Ergo Sum – Penso, logo existo” (Grupo Editorial), diz que é preciso ter consciência do que se quer. “A maioria das pessoas sabe o que não quer”, afirma. Ela explica que, a partir do momento em que você quer algo, as atitudes são necessárias. 

Todos dizem que precisam mudar, mas porque na prática tudo parece ser mais difícil? Segundo Tália, a mudança é complicada porque o caminho conhecido, o sofrimento conhecido, é melhor do que a alegria desconhecida. “É o medo de ficar pior do que está, então isso é ilusão. Se melhorarmos um pouquinho a cada dia, seja em qualquer área da vida, você já está evoluindo”,diz.


Segundo Viviane Moraes - terapeuta, palestrante, pesquisadora do desenvolvimento humano e autora do livro, “Guia Motivacional: Na Busca do Autoconhecimento” (editora Pontes)-, além de querer a mudança, é necessário assumir o compromisso sério consigo mesmo de se tornar um ser melhor. Para ela, este querer deve ser um desejo profundo, que o mova no sentido desejado. “Busca por autoconhecimento é de fundamental importância, pois é no momento em que se conhece que há a percepção pessoal, a intuição é ativada e as ações são mais conscientes. O processo de transformação pessoal se inicia na mente através de seus pensamentos, para progredir até suas ações cotidianas. É lento e contínuo”, diz.


A terapeuta lembra que a mudança é algo que está presente o tempo todo, mas que algumas pessoas não aceitam ou se acomodam. Então o tempo passa e, se não há uma alteração por amor, ela vem pelo medo, pela dor. “Quando não aceitamos as mudanças, a vida vem e nos mostra por outros caminhos. E a necessidade de mudar será inevitável”, explica.


Segundo Viviane, o processo de transformação pessoal não é algo que se faz e termina, é para a vida toda. “A maneira mais adequada do processo se dá com a junção do amor, gratidão e perdão, mas, claro, sempre lembrando que antes de tudo é preciso querer, ter um comprometimento consigo mesmo.”


Marcelle Vecchi, máster practitioner em programação neurolinguística e identificadora de perfis comportamentais certificada pela ONU, diz que somos programados internamente para repetirmos hábitos adquiridos. Ela explica que a mudança desses hábitos ocorre quando acontecem catarses, ou seja, fatos impactantes como divórcio, morte, doença, entre outros. “Mudar nunca é fácil, exige força de vontade e persistência.”


Os hábitos podem determinar a personalidade. Por isso, para algumas pessoas, desfazer-se deles é como perder um traço da sua identidade. Segundo Marcelle, isso acontece porque associamos hábitos a nossa identidade. E para quebrar esse paradigma é necessário uma dissociação, alterar crenças de identidade. Isso pode ser feito em um processo terapêutico. “Para que alguém consiga se desprender de um hábito nocivo, ele não deve associar a falta desse hábito a uma perda e sim a um ganho”,diz.


Razão e emoção


A mudança só é possível unindo razão e emoção. É preciso aliar esses dois lados para que a transformação de fato aconteça.  Segundo Marcelle Vecchi, há pessoas que são mais movidas pela razão, isso significa que utilizam, na maior parte do tempo, o hemisfério esquerdo do cérebro. Mas há também as pessoas que tomam as decisões movidas pelas emoções, utilizando o hemisfério direto do cérebro.


“Entre a razão e a emoção, geralmente vence a emoção. Nós latinos temos uma tendência maior a nos guiarmos pela emoção, diferentemente dos europeus, que se utilizam mais da razão para tomar decisões. Essa diferença é cultural. Sendo movidos mais pela emoção, agimos de acordo com nossas vontades no momento, somos mais imediatistas”, diz.


A terapeuta Viviane Moraes diz que, para um processo de transformação pessoal ser produtivo, é necessário alinhar a razão e a emoção, para que ambas esferas estejam buscando esta mudança. Quando elas estão divergentes, o processo fica lento. “Este equilíbrio pode ser adquirido por meio de várias ferramentas disponíveis, como meditação, exercício físico, alimentação saudável, preparo, sono reparador, religião, entre outros. Tudo de forma a ver o indivíduo como um todo, corpo físico, mente e espírito. Quando um desses três pilares está em desequilíbrio, os demais não conseguem sustentar-se sozinhos”, afirma.


ComportamentoNovoshábitos4/SãoJosédoRioPreto,30deoutubrode2011DIÁRIODAREGIÃO



DIÁRIO DA REGIÃO São José do Rio Preto, 30 de outubro de 2011 / 5


Compreenda o processo


Entender o processo de mudança é importante para a transformação e alteração de hábito. Segundo Marcelle Vecchi, é necessário estarmos comprometidos com as mudanças que almejamos e acreditar na transformação. Pois, quando realmente desejamos algo, nosso organismo se prepara para alcançarmos isso e nos ajuda a superar obstáculos.


Para a terapeuta Viviane Moraes, é essencial entender esse processo. Ela diz que transformação pessoal significa buscar o seu melhor. Trazer à tona suas potencialidades e se tornar um indivíduo cada vez melhor. “Quando o indivíduo se sente melhor, mais seguro de si, de suas limitações, de suas habilidades, rende mais, cria mais, progride em todas as áreas de sua vida”, afirma.


Outra forma de passar pela mudança é prestando atenção aos nossos comportamentos. Marcelle diz que observar nossas atitudes ajuda na conexão com o nosso interior e isso favorece a mudança de hábitos. “Quando prestamos atenção ao nosso interior, sabemos do que ele necessita de verdade”, afirma.


Viviane explica que a percepção dos nossos comportamentos se dá por meio do autoconhecimento. Dessa forma, é possível viver intensamente e em harmonia consigo mesmo. “Podemos contribuir de maneira mais positiva em nosso meio. Mude-se e seu mundo mudará também”, afirma. (JR)



Acredite na transformação



* Concentre-se exclusivamente no que deseja: esqueça o que não quer, busque aquilo que deseja do fundo de seu coração


* Assuma um compromisso consigo mesmo: fortaleça suas metas e objetivos, crie seu planejamento, um ambiente positivo


* Monitore a si mesmo: acompanhe seu processo de perto, detalhadamente


* Comemore suas conquistas: independente do tamanho e proporção da realização, ela deve ser comemorada sempre


* Pratique: utilize os métodos de repetição e pratique, experimente o novo, busque mudanças, prepare-se, atualize-se, dê o seu melhor e escreva, escreva e escreva tudo o que puder


* Crie uma imagem: nunca perca o foco, visualize sua realização sendo bem sucedida.


Fonte: Viviane Moraes, terapeuta, palestrante e pesquisadora do desenvolvimento humano, autora do livro “Guia Motivacional: Na Busca do Autoconhecimento” (editora Pontes)




Jéssica, Muito Obrigada e Parabéns pelo trabalho. 

Sucesso  sempre para sua vida!



É o que sempre digo: 
"MUD-SE E SEU MUNDO MUDARÁ TAMBÉM!!!"

domingo, 20 de novembro de 2011

ONU


No dia 24 de outubro de 2011, Ban Ki-moon,  Secretário-Geral das Nações Unidas, proferiu uma mensagem de grande valor. Abaixo incluo vídeo e sua mensagem.

Se, assim como eu, você também acredita no potencial humano, inicie agora mesmo suas ações. Dê seu melhor, se prepare mais e contribua com aquilo que lhe for apresentado, pode ser um simples gesto, um sorriso, um apoio, ou se estiver a seu alcance e possibilidades, crie ferramentas e aja incisivamente em prol de uma sociedade mais justa e unida.

Se torne um Ser Melhor, dê o seu melhor e contrua um mundo mais VIVO!!!!




"Daqui a alguns dias, a família humana vai receber seu sétimo bilionésimo membro. Alguns dizem que nosso planeta está superlotado. Eu digo que nós somos sete bilhões fortes.

O mundo fez progressos notáveis desde que as Nações Unidas nasceram 66 anos atrás. Nós estamos vivendo mais. Mais crianças nossas sobrevivem. Mais e mais de nós vivemos em paz, sob um Estado de Direito democrático.

Como vimos neste ano dramático, pessoas em todo o mundo estão se levantando por seus direitos humanos e por liberdade.

E ainda assim... todo este progresso está sob ameaça. Da crise econômica. Do aumento do desemprego e da desigualdade. Das mudanças climáticas.

Em todo o mundo, muitas pessoas vivem com medo. Muitas pessoas acreditam que seus governos e a economia global não podem mais agir por eles. Nestes tempos de turbulência, há apenas uma resposta: unidade de propósitos.

Problemas globais demandam soluções globais. Eles levam todas as nações a se unirem na ação em uma agenda para a população mundial.Essa é a verdadeira missão das Nações Unidas: Construir um mundo melhor. Não deixar ninguém para trás.

Representar os mais pobres e mais vulneráveis em nome da paz global e da justiça social.

Neste dia especial, vamos reconhecer: Nunca antes as Nações Unidas foram tão necessárias.

Em nosso mundo cada vez mais interconectado, nós todos temos algo para dar e algo a ganhar ao trabalharmos juntos. 

Vamos nos unir, sete bilhões fortes, em nome de um bem comum global"

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jornal Tribuna Liberal - Projeto "Minhas Memórias" - Parte VI


Doenças x Causas


A Psicossomática entende que todas as doenças possuem relação com fundo emocional. A psicóloga americana Louise Hay também compreende desta forma e elenca algumas doenças e suas respectivas causas, as quais são elencadas a seguir.

Vale mencionar que cada caso é um caso, e que podem haver diversos graus, reunião de uma ou mais doenças, entre outras questões.

Aqui mencionamos algumas para exemplificar, mas caso possua um quadro equivalente vale buscar orientação de um terapeuta qualificado ou outro profissional conhecedor da área.

Então Vejamos:

*AMIDALITE:  Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
*ANOREXIA:  Ódio ao externo de si mesmo.
*APENDICITE:  Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
*ARTERIOSCLEROSE:  Resistência. Recusa em ver o bem.
*ARTRITE:  Crítica conservada por longo tempo.
*ASMA:  Sentimento contido, choro reprimido.
*BRONQUITE:  Ambiente famíliar inflamado. Gritos, discussões.
*CÂNCER:  Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
*COLESTEROL:  Medo de aceitar a alegria.
*DERRAME:  Resistência. Rejeição à vida.
*DIABETES:  Tristeza profunda. Solidão.
*DIARRÉIA:  Medo, rejeição, fuga.
*DOR DE CABEÇA:  Autocrítica, falta de autovalorização.
*DOR NOS JOELHOS:  medo de recomeçar, medo de seguir em frente
*ENXAQUECA:  Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
*FIBROMAS:  Alimentar mágoas causadas pelo parceiro (a).
*FRIGIDEZ:  Medo. Negação do prazer.
*GASTRITE:  Incerteza profunda. Sensação de condenação.
*HEMORRÓIDAS:  Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
*HEPATITE:  Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
*INSÔNIA:  Medo, culpa.
*LABIRINTITE:  Medo de não estar no controle.
*MENINGITE:  Tumulto interior. Falta de apoio.
*NÓDULOS:  Ressentimento, frustração. Ego ferido.
*PELE (ACNE):  Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
*PNEUMONIA:  Desespero. Cansaço da vida.
*PRESSÃO ALTA:  Problema emocional duradouro não resolvido.
*PRESSÃO BAIXA:  Falta de amor quando criança. Derrotismo.
*PRISÃO DE VENTRE:  Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
*PULMÕES:  Medo de absorver a vida.
*QUISTOS:  Alimentar mágoa. Falsa evolução.
*RESFRIADOS:  Confusão mental, desordem, mágoas.
*REUMATISMO:  Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.
*RINITE ALÉRGICA:  Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
*RINS:  Medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
*SINUSITE:  Irritação com pessoa próxima.
*TIREÓIDE:  Humilhação.
*TUMORES:  Alimentar mágoas. Acumular remorsos.
*ÚLCERAS:  Medo. Crença de não ser bom o bastante.
*VARIZES:  Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Faça uma análise de sua história, de seus hábitos, de sua rotina, dos pensamentos que permeiam sua mente, suas reações, sentimentos... Isso faz parte da Busca do Autoconhecimento, que é fundamental e o auxiliará a evitar, minimizar e até combater tais doenças.

Busque mais qualidade de vida e viva com saúde!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Oficina Literária

Ocorreu na Biblioteca Municipal de Sumaré  "Professor Plínio Machado da Silva" uma oficina de criação literária ministrada pelo escritor João Silvério Trevisan.

Abaixo deixo a disposição o texto realizado pelo meu grupo:

 "MUDANÇAS"

Tudo muda
quando você muda!

É verdade,
sempre falo a mesma coisa
para meus amigos.

A alguns com mais intensidade,
mas há outros
que se vão com o vento.

Os cinco sentidos
levam à realidade que eu vivo.

Mas me torno um ser melhor
quando busco meus sonhos.

Sei que não devo
só sonhar.
Tenho que agir.
Ser alguém amoroso.
Alegre.
De bem com a vida.

Tento romper
a obstinação.
Devo mudar,
sair do meu conforto.

Só com minhas
ações
as mudanças
surgirão.
Ou não?




Acima são os quatro autores do poema "Mudanças". 

Meus sincero agradecimento pela experiência enriquecedora: Eliane Ferrarezi, Evilázia Ferreira e Jorge Ruiz


 

 Escritor João Silvério Trevisan


Escritora Evilázia Ferreira, autora do livro: "Meu Único filho" da editora Premius.

Turma da Oficina Literária

 Antenor Dia Aragão - Diretor da Divisão de Bibliotecas

Wellington Correa - Bibiotecário Municipal

Quero dividir esses momentos vividos de grande aprendizado e belíssimas amizades, além de agradecer a todos os envolvidos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dicas pós Provas



Final de ano sempre há uma cobrança maior para quem é estudante: provas finais, vestibular, Enem, Concursos, bolsas, ou até mesmo testes para entrar em um novo emprego ou subir de cargo na empresa.

Não é de se admirar que a ansiedade de ir bem, cause um nervoso extremo. Em muitos casos a pressão é tão grande que pode acabar por causar danos á própria saúde física e emocional.

Doenças como dores de cabeça, gastrite, diarréia podem surgir se não estiver tranquilo e seguro.

Por isso, hoje trago algumas dicas que poderão auxiliar nesses momentos de tensão.

* Respire fundo: Nada que fizer agora poderá mudar o resultado que está por vir.

* Se o resultado for a aprovação, você atingiu seu resultado. Caso contrário ao invés de arranjar culpados, procure focar nas soluções.
 
* Seus resultados atuais são frutos daquilo que você fez nos últimos anos. Se não está feliz com eles, você pode mudar e fazer diferente.

* Cuidado para não ficar se culpando por não ter atingindo o resultado desejado de imediato. Ao invés disso, pense que ainda existem outras possibilidades e busque-as.
 
* Determine para você mesmo que independente do resultado, você pode ainda realizar aquilo que tanto deseja. Use este tempo para praticar mais.

* Sintonize o melhor de você e continue construindo a sua vida. Com ou sem esta realização, ela vai continuar e outras oportunidades novas surgiram.
 

* A aprovação é sinal que você fez as coisas corretamente. A reprovação é sinal que você ainda não fez as coisas certas, certo? DEPENDE...

Lembre-se que NADA É POR ACASO! E muitas vezes o universo te poupou de situações, ou ainda, está a procura de algo melhor para ti.

De qualquer forma, outra oportunidade surgirá, e você deve estar preparado. Faça um novo planejamento, bem detalhado. Acredite em seu potencial e trabalhe fundo por aquilo que deseja alcançar.

E enquanto aguarda o resultado chegar, RELAXE, aproveite o momento para recarregar suas baterias, dançar, curtir, festejar e celebrar a vida.

BOA SORTE!!!

* Comprometimento - Partido Verde - Sumaré/SP - 26/10/11



Agradeço ao Partido Verde de Sumaré, principalmente ao Sr. Laércio Fregatti e Sr. Silvestre Gonçales pelo convite e respeito por meu trabalho.




sábado, 5 de novembro de 2011

Palestras e Cursos - Escola de Rotary


A partir de Novembro, serão ministradas palestras e cursos para o Desenvolvimento Humano na Escola de Rotary de Sumaré.

Agradeço a oportunidade e convite de todos os membros da entidade, em principal Dr. Alexandre Cecílio.

Gerencie sua mente


"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação" (Peter Drucker1909 - 2005), foi um filósofo economista, considerado o pai da administração moderna. Seus ensinamentos foram inúmeros, e vale conhecer um pouco de sua biografia.

A mente sempre vai confirmar aquilo que você acredita, por isso, é importante estar em constante monitoramento dos pensamentos que permeiam seu cotidiano.

Viva de forma consciente e intensa. 

Aproveite todo seu conteúdo, tudo o que estiver á sua disposição.

Lute por ser melhor a cada dia e contribua com ele onde quer que vá.


Dê qualidade a seus pensamentos, dê brilho a sua história, dê infinitas perspectivas para seu sucesso pessoal.

Faça sua vida valer a pena.