domingo, 18 de julho de 2010

Cromoterapia


A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, hospitais, etc. Até mesmo nas propagandas o uso de cores é estudado; dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.

As cores atuam no elétron do átomo, alterando assim a matéria. Assim, Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a controlar sintomas e doenças que se apresentam em nosso corpo físico, metal, emocional, espiritual e energético.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as enfermidades refletem-se no nosso corpo e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de alívio de sintomas, controle e/ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, lanternas cromáticas, água solarizada, alimentação natural, mentalização, meditação das cores e ainda contato com a natureza.

Você sabia que a Cromoterapia é uma PICS?


Veja no link abaixo as 29 PICS regulamentadas pelo governo federal que podem atuar em nosso sistema de saúde e em todo território brasileiro:

Veja abaixo alguns breves significados das cores:

BREVE SIGNIFICADO DAS CORES


Azul forte: Melhora a aceitação de terceiros - Lubrificante das juntas e articulações

Azul: Relaxante mental natural, traz calma, alivia a dor e o stress. - Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório

Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas

Amarelo: Antidepressivo natural, auxilia a criatividade e entusiasmo - Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele.

Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos

Vermelho: Estimula o quente, o passional, a apetite sexual - Ativador da circulação e sistema nervoso. No entanto, seu uso excessivo causa irritabilidade.

Laranja: Estimula a comunicação, a agilidade nas situações, digestão. Para grávidas pode se tornar um abortivo natural, evitar seu excesso. -  Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas

Verde: Relaxante muscular, digestivo, acalma, deixa o indivíduo centrado, com os pés no chão, traz à materialidade - Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos

Verde forte: Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador

Roxo, Violeta ou Lilás: Demonstra interioridade, momento de busca de seu Eu, do espiritual, transformação, crescimento pessoal - Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações

Preto: Isolante natural (leva ao isolamento), é um escudo onde as energias não entram e não saem. Mas tb demonstra forte conexão espiritual, sabedoria, prosperidade e profundidade intelectual. Seu excesso atrai austeridade.

Branco: Paz, Limpeza, Clareza, Receptividade. Energiza o corpo todo. Seu excesso causa cansaço e exaustão.

Marron: Estabilidade, Segurança, Tranquilidade - Expressa confiança.

Rosa: Amor, Receptividade carinhosa, Bondade. Ativador, acelerador e eleminador de impurezas do sangue.

Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue.

Cores intensas e o tempo todo em excesso não é interessante.
Veja agora os casos de sintomas e enfermidades mais comuns e sua recomendação de tratamento:

MOLÉSTIA / COR

- Indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele (Amarelo)

- Asma, bronquite e pulmões (Laranja)

- Problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários (Verde)

- Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações (Azul forte)

- Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos (Azul)

- Inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias (Índigo)

- Incontinência urinária e psicoses (Violeta)


🤍

Veja também sobre Água Solarizada


🤍


Curso de Cromoterapia
Novembro de 2016 Junto a turma no Senac Santo André/SP

Agradeço ao SENAC pela oportunidade de ser docente desta turma maravilhosa.







Dinâmica de Cromoterapia
Dezembro de 2016 Junto a equipe de Voluntarios de Reiki do Hospital do Centro Infantil Boldrini em Campinas/SP

Agradeço ao Coordenador Luiz Leite pelo convite e confiança, e a toda equipe pela oportunidade de levar este momento colorido.







💜

  




Aproveite e realize agora mesmo sua prática:






E você? Qual é a sua cor?  
❤️🧡💛💚💙💜🖤💖
Veja este vídeo que linda mensagem das cores:
Desde já agradeço, aos autores.






❤️🧡💛💚💙💜🖤💖



Cromoterapia na Prática






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!