domingo, 14 de abril de 2019

REIKI USUI



 "O Método Secreto para ter Felicidade"




O que é:
Reiki é uma terapia natural de origem japonesa, através do toque suave com as mãos; que ativa, restaura e equilibra a energia vital do corpo, estimulando o sistema imunológico a respostas saudáveis.

NÃO POSSUI VÍNCULO RELIGIOSO

Objetivo: Equilíbrio, Bem-Estar e Qualidade de Vida

No Brasil: .
        1) O Ministério do Trabalho reconhece o Reiki como profissão - O Reiki foi classificado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE. Para maiores informações, acesse: http://www.cnae.ibge.gov.br/  e digite o código 8690-9/01 no campo de busca.

2) O Ministério da Saúde reconheceu em 03 de maio de 2006 pela portaria 971, na categoria de Prática Integrativa e Complementar
3) A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão das Nações Unidas,  publicou, em junho de 2007, em Genebra, Suíça, as ¨Orientações Normativas sobre o Tratamento da Dor¨. Entre as modalidades de tratamentos sem o uso de drogas recomendadas estão: Fisioterapia, Fitoterapia, Acupuntura, Reiki e Musicoterapia. O documento aponta para a necessidade de se incluir, no tratamento médico, outras ¨dimensões biológicas, fisiológicas, sociais e espirituais¨. Acesse o link com o texto original, em inglês

4) O SUS  (Sistema Único de Saúde), através de portaria do Ministério da Saúde incluiu o Reiki como prática e técnica interativa passado assim, a fazer parte da Tabela de Procedimentos do SUS na categoria de "ações de promoção e prevenção em saúde" no dia 13 de janeiro de 2017, conforme  texto publicado no Diário da União, veja na íntegra:

E no dia 28 de março de 2017 é publicado no Diário Oficial da União a Portaria 849 do Ministério da Saúde onde inclui o Reiki à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde. Veja a Portaria completa:

5) Há inúmeros Estudos Científicos comprovando sua eficácia: Veja em  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=REIKI. Até Julho de 2015 já haviam sido registrados mais de 50 títulos publicados sobre o tema em Português e Português de Portugal. Também vale ressaltar as primeiras teses de Mestrado e Doutorado do Dr. Ricardo Monezzi na Faculdade de Medicina da USP e de Mestrado do Veterinário Ricardo Garé de fácil acesso na internet; trazendo estudos conclusivos nesta área.

6) Reiki e o COVID-19 - Pandemia de 2020: No dia 21 de maio de 2020 o Conselho Nacional de Saúde (CNS) publica a Recomendação N˚ 41 que se proceda a ampla divulgação das Práticas Integrativas e suas atualizações, nelas incluídas o Reiki para o momento da Pandemia. Veja a Recomendação N˚ 41 completa:
        
     “Ao Ministério da Saúde, aos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Saúde:
         Que procedam à ampla divulgação das evidências científicas referentes às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) produzidas pela Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) Américas; pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIn); e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), dispostas em seus respectivos sítios eletrônicos; e
         Ao Ministério da Saúde:

    Que disponibilize a produção de materiais de comunicação para gestores, trabalhadores e usuários com informações atualizadas sobre o uso adequado das PICS neste momento de pandemia da COVID-19.”
 
Benefícios:
* Promove relaxamento
* Proporciona o alívio da dor
* Reduz o estresse
* Alivia a ansiedade e irritação
* Melhora a disposição e ânimo
* Promove bem estar
* Atua nas causas e nos efeitos dos desequilíbrios
* Não conflita com crença religiosa
* Promove o amor fraternal, carinho, compaixão, paz, serenidade.
*Promove o alinhamento dos chakras e do campo áurico



Sua existência se deu a 2.500 anos através do Budismo Esotérico, no entanto, somente no século 20 é que foi efetivamente estudado e introduzido por Mikao Usui, um profundo estudioso. 

Sua busca pelo segredo da felicidade o levou a muitas pesquisas e a uma profunda viagem de Autoconhecimento que durou até o fim de seus dias em 1926.

A técnica se dá com a imposição das mãos do praticante sobre o paciente, que permanece vestido, tirando apenas e tão somente os sapatos. Tais imposições são realizadas especialmente nos 7 "Chakras" que são os pontos energéticos localizados no corpo, que giram como rodas permitindo que a energia se movimente livremente, energizando o corpo em todas as áreas, proporcionando equilíbrio e funcionamento harmônico de todo corpo do paciente.

Durante o tratamento não é feito nenhuma pressão no corpo, por isso é indicado a qualquer pessoa, inclusive crianças, idosos, pacientes em estado grave, terminais e até em plantas e animais. 

As sensações podem variar para cada paciente sendo de calor, frio, formigamento... que se justificam a medida que a "energia vital universal" começa a ser captada pelo corpo.

O relaxamento profundo permite que o paciente durma durante a sessão. Sendo assim, também indicado para os indivíduos com portadores de fadiga, stress, ansiedade e disfunções no sono reparador.


1 hora de Reiki equivale a 4 horas de sono reparador.

Gokai - 5 Princípios do Reiki 


Veja também:
Curso de Reiki nível 2 - 21/02/2021
* Curso de Reiki nível 2 - Campinas - 21/10/2018


Assista um pouquinho do que encontrará no Nível 01:




Série KEEP CALM AND PRACTICE REIKI





* Reflexão sobre Reiki a distância de 19/03/2020














Um pouco mais sobre Reiki:

Meditação do Gokai - Reiki Usui

* Apana Mudra e o Reiki - Potencializador de energia e fortalecedor do sistema imunológico




"Nós, humanos, detemos o grande Reiki que preenche o grande universo. Quão mais alto elevarmos a vibração do nosso ser, mais forte será o Reiki que temos interiormente" 
(Mikao Usui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!